"Uma pessoa nobre, simples, disponível, amiga e “avessa” a protagonismos que dedicou parte da sua vida ao ensino do jogo de basquetebol. Primeiro como um simples e fugaz praticante, depois como um conceituado (era desta forma que era reconhecido e respeitado pelas equipas adversárias) e humilde treinador que levou o nome da nossa terra e do Illiabum aos patamares da fama e da glória nacional."
- Por Francisco Menezes
"A juventude dos idos anos de sessenta, o Illiabum e Ílhavo muita coisa ficaram a dever ao Zé Ançã! E pelo menos os antigos atletas do Illiabum reconhecem-no, julgo que todos, sem excepção."
- Por João Senos da Fonseca
"A estória do basquete em Ílhavo é em grande parte, indiscutivelmente, produto do trabalho do Zé Ançã, consequência de todo o “fetiche” que soube transmitir às gerações seguintes que elegeram o Basquete como a prática desportiva de eleição dos ílhavos."
- Por João Resende
"Penso ter sido, a nível desportivo, no Illiabum, o primeiro a aplicar uma metodologia tendente a melhorar o nosso rendimento, metodologia essa que havia de dar os seus frutos com a conquista de vários títulos regionais e nacionais."
"Ao tomarmos conhecimento objectivo do passado desportivo de José Ançã e em face da qualidade do seu trabalho e dos feitos alcançados, pareceu-nos que era imprescindível e como que uma obrigação nossa divulgá-los, porque assim como nós, também a grande maioria das pessoas não teria conhecimento da real dimensão dos triunfos conquistados, com excepção, claro, de todos os que neles participaram ou que os testemunharam.
Assim, com esta obra pretende-se, em primeira instância, homenagear José Ançã, não só por tudo o que fez em prol do Basquetebol, mas muito particularmente pelo Illiabum. Para prestar esta homenagem nada melhor do que retratar o seu percurso e tudo o que conquistou no basquetebol."
- Origem do Basquetebol no Illiabum Clube
- Época 1954 / 55
- Época 1955 / 56
- Época 1956 / 57
- Época 1957 / 58
- Época 1958 / 59
- Época 1959 / 60
- Época 1960 / 61
- Época 1961 / 62
- Época 1962 / 63
- Campeão Regional de Infantis
- Campeão Nacional de Infantis
- Festival de Consagração dos Infantis
- Regional e Nacional da 2ª Divisão de Seniores
- Época 1963 / 64
- Campeão Regional de Infantis
- Finalista do Nacional de Infantis
- Vice-Campeão Regional de Juniores
- Regional de Seniores
- Campeão Nacional de Seniores da 2ª Divisão
- Época 1964 / 65
- Vice-Campeão Regional de Infantis
- Campeão Regional de Juniores
- Campeão Metropolitano de Juniores
- Vice-Campeão Nacional de Juniores
- Campeão Regional de Seniores
- Nacional de Seniores da 1ª Divisão Zona Norte
- Época 1965 / 66
- Campeão Regional de Infantis
- Finalista do Nacional de Infantis
- Campeão Regional de Juniores
- Vice-Campeão Nacional de Juniores
- Vice-Campeão Regional de Seniores
- Inauguração do Pavilhão dos Desportos
- Nacional de Seniores da 1ª Divisão Zona Norte
- Abandono
- Comemorações
- Adeus
- Testemunhos
2 comentários:
Parabéns, pelo vosso trabalho!
"Saudade" de um grande Homem, por tudo de bom que fez na vida. Sou um previlegiado por ter privado com o tio Zé. Bem haja onde quer que esteja, e até sempre. Aos autores do livro parabéns.
Postar um comentário